Leia mais sobre a cirurgia de próteses de mama e suas principais recomendações de pré e pós operatório, neste artigo do Dr. André Lançoni.
Uma das técnicas mais comuns de cirurgia plástica das mamas é a Mamoplastia de Aumento, realizada quando a paciente deseja obter maior volume ou projeção em suas mamas. A cirurgia consiste no implante de próteses de silicone, no tamanho e formato decididos em conjunto com o cirurgião plástico. A cirurgia de aumento dos seios é indicada para pacientes que não estejam satisfeitas com suas mamas, seja por suas dimensões reduzidas ou assimetria mamária.
É comum que alguns pacientes procurem o Dr. André Lançoni com dúvidas quanto aos cuidados necessários no pré e pós operatório das próteses de mama. Assim como qualquer outra variante de procedimento estético, as próteses de silicone nos seios requerem uma série de cuidados pré e pós cirúrgicos, que visam garantir, principalmente: a preparação para o procedimento, excelência no processo de recuperação, cicatrização e alcance dos melhores resultados possíveis. Pensando nisso, criamos este artigo sobre o pré e pós operatório da Mamoplastia de Aumento.
Pré operatório da Mamoplastia de Aumento
Independente do objetivo estético do procedimento, qualquer tipo de intervenção cirúrgica exige uma série de exames e avaliações, que atestam a saúde física e psicológica do paciente para sua realização. Neste sentido, durante a consulta avaliativa, o cirurgião irá questionar o paciente acerca de seu histórico médico, podendo exigir determinados exames e testes, dando as determinações necessárias para o período pré operatório da Mamoplastia. Dentre estas, durante cerca de 30 dias antes da data da cirurgia, é recomendado que pacientes fumantes evite o cigarro em seu dia a dia. Considerado um grande vilão, suas substâncias pioram a circulação e prejudicam a oxigenação do sangue. Assim como todos os medicamentos derivados do ácido acetilsalicílico, como a aspirina, que prejudicam a coagulação (salvo sob recomendação diretas do profissional responsável). Além disso, todos os outros medicamentos controlados devem ser informados ao cirurgião, que irá avaliar caso a caso.
Como é o pós operatório do aumento de seios?
No primeiro mês após a realização da cirurgia, no pós operatório do aumento de seios é indicado que a paciente evite esforços físicos de qualquer natureza, sejam estes atividades físicas ou apenas carregar pesos. Além disso, é comum que o cirurgião indique a utilização do sutiã pós cirúrgico, que visa aprimorar o processo de cicatrização, sustentando as mamas. Sobretudo, após estes primeiros trinta dias após a cirurgia, o inchaço torna-se menos evidente, quando a paciente já pode perceber uma perceptível evolução na aparência dos seus seios, no entanto, ainda não descartam-se as recomendações de pós operatório da mamoplastia.