Leia o artigo do Dr. André Lançoni e saiba mais sobre a realização da Mentoplastia.
A mentoplastia é um tipo de cirurgia plástica que tem como objetivo a alteração do formato do queixo, ou mento, dos pacientes. Seja para aumentar o queixo ou diminuí-lo, o procedimento vai além de questões estéticas, envolvendo, em muitos casos, indicações médicas. Leia mais sobre o assunto neste artigo do Dr. André Lançoni.
A cirurgia é indicada para pacientes que desejam a correção de deformidades na área do queixo, seja por questões funcionais ou estéticas. A definição do novo formato da região segue critérios de análise do rosto como um todo, onde o cirurgião busca encontrar resultados harmônicos com o conjunto da face, de acordo com a forma da mandíbula.
A realização da mentoplastia de aumento consiste na colocação de um implante, produzido em silicone, enxerto de gordura ou de um novo osso na parte inferior do queixo ou, ainda, na reposicionamento de um osso (seja para aumento ou redução), quando este é serrado e reposicionado, fixado com placas na nova posição.
Em muitos casos, a cirurgia plástica do queixo é realizada em conjunto com a rinoplastia, devido a relação direta entre o nariz e a região tratada. Cirurgiões chamam tal associação de perfiloplastia. Em todos os casos, entretanto, é aconselhado o uso de anestesia local associada à sedação. No entanto, quando outras cirurgias são realizadas em conjunto com a mentoplastia, costuma-se optar pela anestesia geral. A cirurgia dura em torno de 1 hora e meia a 2 horas.