Devido ao fato do câncer de mama em estágio inicial ser assintomático, isto é, não apresentar sinais ou sintomas de desenvolvimento, é altamente recomendado que as mulheres realizem o autoexame das mamas, capaz de identificar anormalidades com antecedência, o que aumenta as probabilidades de êxito durante o tratamento para o tumor mamário.
Neste sentido, a descoberta de nódulos mamários costuma ser um momento de grande tensão e medo para a maioria das mulheres. No entanto, de acordo com especialistas, caroços mamários não indicam, necessariamente, o desenvolvimento do câncer. Muitos tumores mamários são cistos e adenomas benignos, não relacionados com a doença. Por isso, ao notar a presença de qualquer tipo de nódulo nos seios, é indicado que a paciente não se desespere, mas busque avaliação e orientação médica.
O ideal é que sempre que se sentir à vontade, a mulher realize a observação e toque de suas mamas, em busca de possíveis alterações na região, sendo estas: presença de nódulos na axila ou nos seios, que podem, ou não, apresentar dores; vermelhidão da pele das mamas; dores ou presença de secreção nos mamilos; alterações no bico do peito; inchaço irregular em parte da mama.
Caso perceba qualquer um destes sinais, a paciente deve imediatamente procurar seu médico. Ele será capaz de determinar se tais sintomas correspondem, ou não, à doença. Quanto mais cedo identificada e seu tratamento iniciado, maiores serão as chances de cura. Tem mais de 40 anos e/ou possui histórico de câncer na família? Consulte seu médico e realize a mamografia anualmente!