Leia o artigo do Dr. André Lançoni e e saiba mais sobre a realização de cirurgia plástica na adolescência.
A cirurgia plástica na adolescência tem sido um assunto bastante discutido e ainda polêmico é um tema polêmico nos dias atuais. Pesquisas indicam que a baixa autoestima decorrente da insatisfação com o próprio corpo tem sido um fenômeno cada vez mais comum em jovens menores de idade.
No entanto, a adolescência, fase da vida que costuma se iniciar aos 14 anos, no período da puberdade, e se encerra aos 18 anos, com a chegada da maioridade, é profundamente marcada por diversas transformações em níveis físico, mental e social, fazendo com que qualquer tipo de procedimento realizado neste contexto deva ser avaliado sob muitos aspectos.
São as cirurgias plásticas mais procuradas por adolescentes: redução e aumento de mamas, rinoplastia (cirurgia plástica de nariz), otoplastia (correção de orelhas de abano) e lipoaspiração. Em síntese, para decidir se uma cirurgia é indicada, é preciso realizar uma avaliação com um especialista em cirurgia plástica em SP, considerando fatores como o desenvolvimento do problema e a motivação que leva o jovem a querer realizar.
Além disso, para cirurgias de alteração da forma corporal é preciso ter em mente que o corpo humano feminino, costuma atingir seu amadurecimento completo somente por volta dos 16 anos, enquanto o corpo humano masculino amadurece completamente por volta dos 18 anos. De tal forma, a maioria das cirurgias acabam por não ser recomendadas, uma vez que os resultados finais podem sofrer alterações. Sobretudo, a realização de cirurgia plástica em adolescentes, independente do tipo ou magnitude de intervenção, deve sempre ser avaliada por um profissional capacitado, assim como o responsável pelo menor de idade.