Qual a mais indicada alimentação pós cirurgia plástica? Saiba mais sobre o assunto neste artigo da Clínica Dr. André Lançoni.
As cirurgias plásticas são procedimentos que objetivam proporcionar melhorias na estética e auto estima dos pacientes, propiciando correções e reparos em determinadas partes do corpo. Independente do tipo de cirurgia ou local operado, todo cirurgião tem o dever de passar ao seu paciente determinados cuidados após a cirurgia plástica, tais como: repouso absoluto, não tabagismo, uso de cintas compressoras (no caso de cirurgias modeladoras) e, principalmente, alimentação ideal no período pós operatório.
Nos primeiros dias após a realização da cirurgia, a alimentação merece atenção redobrada, uma vez que esta fornecerá os nutrientes necessários para a completa recuperação do paciente. Segundo cirurgiões, após uma cirurgia plástica, o corpo costuma permanecer dolorido e inchado por um determinado período, de acordo com o tipo de procedimento realizado. Para diminuir o inchaço do pós operatório de cirurgias plásticas, o ideal é que o paciente adote uma dieta balanceada, com alimentos ricos em nutrientes.
Com a ingestão dos alimentos corretos no período pós operatório, é possível que este torne-se menos incômodo e dolorido. Em primeiro lugar, o paciente deve beber muita água, a fim de se hidratar e diminuir o inchaço causado pela cirurgia. Uma dica é investir em sucos naturais, como melancia, abacaxi e melão. Além disso, é fundamental a ingestão de alimentos ricos em fibras, para estimular o intestino.
Especialistas indicam o consumo de frutas e legumes como abacate, cenoura, beterraba, abóbora, espinafre e tomate; ovos, exímias fontes de proteína e auxiliadores no processo de reconstrução de tecidos; castanhas, de alto poder oxidante, responsáveis por eliminar radicais livres; e peixes, como salmão e atum, ricos em proteínas.
Em contrapartida, são alimentos que devem ser evitados no pós operatório: doces, chocolates e outros alimentos ricos em gordura saturadas, como salgadinhos, batata frita, margarinas, pipoca de microondas, bolos e tortas industrializadas, assim como bolachas recheadas e bebidas alcóolicas. Para maiores informações sobre o assunto, entre em contato com o Dr. André Lançoni.