Região do corpo:
Rugas da face e pescoço;
Idade:
A partir dos 45 anos;
Anestesia:
Local com sedação;
Duração da cirurgia:
Em média 3 a 4 horas;
Cirurgias associadas:
É comum a prática da Blefaroplastia associada à Ritidoplastia ou Lifting Facial, quando a região das pálpebras também estiver comprometida. Pode-se também associar a lipoaspiração da gordura retida na região abaixo do queixo.
Recomendações pré-operatórias
▪ Dez dias antes do procedimento Lifting Facial, o paciente não deve tomar aspirina ou qualquer medicamento à base de ácido acetil salicílico (aspirina, etc.). Além disso, o médico deve ser comunicado sobre qualquer remédio de que esteja fazendo uso;
▪ Lavar os cabelos, na véspera da cirurgia com xampu antisséptico;
▪ Não faça maquiagem no dia da internação;
▪ Não fumar por 30 dias antes da cirurgia.
Técnica do Lifting Facial As várias técnicas existentes, repletas de detalhes individuais, são geralmente executadas através de incisões que se iniciam na região das têmporas, descem ao longo das rugas naturais em frente à orelha e continuam por trás da orelha até o couro cabeludo. Em casos de grande flacidez no pescoço, uma pequena incisão pode ser necessária logo abaixo do queixo para tratar a musculatura subjacente. A extensão das cicatrizes é bastante variável e depende do grau de flacidez presente. A tendência moderna em Lifting Facial tem sido a redução das cicatrizes quando possível, desde que esta técnica não comprometa o resultado final.
Recomendações do pós-operatório
▪ Os curativos são retirados com 24 horas;
▪ Pontos são retirados a partir do 7º dia;
▪ Após 24 horas, deve ficar mais tempo sentado e em pé do que deitado, o que diminui o inchaço;
▪ Compressas com água fria sobre os olhos ajudam a diminuir o edema e proporcionam conforto;
▪ Alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas e vitamina;
▪ Usar óculos escuros quando na claridade e no vento;
▪ Evitar vento e friagem por oito dias;
▪ Retornar as atividades normais entre 8 a 12 dias;
▪ A exposição ao sol é liberada, após 30 dias, mas sempre com filtro solar;
▪ No geral não há dor no pós-operatório do Lifting Facial, que poderá ser perfeitamente aliviada com analgésico comum;
▪ Uso de cosméticos só é permitido após a retirada dos pontos, e os produtos serão indicados pelo médico.
Resultado
O resultado final do Lifting Facial poderá ser observado a partir do terceiro mês.
Saiba mais sobre Lifting Facial
A cirurgia de face, também conhecida como Lifting Facial é realizada com o objetivo de promover o rejuvenescimento do rosto através da retirada de pele flácida e reposicionamentos de tecidos músculo-aponeuróticos profundos na pele. O Lifting Facial na Vila Mariana procura restaurar os traços de jovialidade, porém, tendo em vista manter a naturalidade da expansão fisionômica do paciente.
Todos os aspectos da face envelhecida devem ser analisados em conjunto, para manter a harmonia dos resultados. Muitos procedimentos complementares ao Lifting Facial podem estar associados, com os preenchimentos dos lábios e sulcos, toxina botulínica, peelings químicos e cirurgia de pálpebras (blefaroplastia).
O lifting de face ou cirurgia do rosto é um procedimento complexo, de nível hospitalar, devendo-se evitar o tabagismo e exposição à luz do sol a todo custo. A cirurgia de rosto estendida promove o tratamento das bolsas no pescoço (bandas platismais) e uma abordagem mas ampla nos planos musculares de sustentação da face.
A cirurgia de rosto requer bastante cuidados no pós-operatório, e os resultados finais são lentos e graduais, promovendo modificações a cada mês até um ano após a cirurgia. A face é uma estrutura dinâmica, portanto os procedimentos devem procurar preservar a mímica, a expressão facial e a identidade do paciente. A cirurgia plástica de rosto deve ser realizada em ambiente hospitalar, confortável e seguro, com avaliação clínica e cardiológica prévia, para melhores os resultados para o paciente.